segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nóticias sobre aterros na Internet - Outubro/2010

Todo início de mês iremos postar um apanhado de noticias encontradas na internet.

Neste mês de outubro a Itália foi a número um em de notícias sobre aterros. O caso dos protestos em Nápoles ganharam destaque em todos os jornais brasileiro com detalhes de prisões, protestos número de carros queimados e toda a confusão que ocorreu por conta do mau cheiro e da construção de um novo aterro na região.

No Brasil, duas notícias chamaram nossa atenção pois dizem respeito ao fim de uma antigas lutas da comunidade. Uma foi sober a vitória dos moradores do condomínio Mauá que vivem em cima do antigo aterro industrial da Cofap no e a outra foi sobre o fim do aterro caximba.

Agora resta a a dúvida: será que acabou o problema? E quem vai remediar estes lugares? 

Bom... de qualquer forma os moradores do Condomínio Mauá e da vizinhança do Caximba vão poder dormir tranquilos e por enquanto, as coisas se resolveram.

Além dessas reportagens, há também aquelas notícias de sempre: reclamações, mau cheiro, medo de contaminação, confiltos e incomodos.  Nada de novo!


01/10/2010 - Vizinhos estão ansiosos pelo fechamento do aterro sanitário

“Os principais problemas continuam sendo o mau cheiro; a enorme quantidade de urubus, moscas e ratos; e o barulho dos caminhões que chegam no aterro no período noturno”

04/10/2010 - Justiça de SP mantém decisão no Caso Barão.

“Sob uma salva de palmas de cerca de 20 moradores do Condomínio Barão de Mauá, a Justiça de São Paulo encerrou, ontem, audiência do julgamento sobre o caso, reafirmando a condenação das empresas responsáveis pela construção do Condomínio Barão de Mauá sobre um terreno onde funcionou um aterro industrial da Cofap.”

12/10/2010 - Big Apple produz 11 mil toneladas diárias de lixo, que a cidade, com 8 milhões de habitantes, está exportando até para outros estados. Um pesadelo ambiental.

"À medida que os aterros dos estados vizinhos começam a encher haverá menos locais para levar o lixo de Nova York, aumentando ainda mais os custos de sua destinação final. O lixo de aterros consome terra. Para cada 40.000 toneladas de lixo adicionado a um aterro, perde-se pelo menos um acre de terra para uso futuro. Também se perde uma grande área do seu entorno, pois o aterro, com resíduos potencialmente tóxicos, deve ficar isolado das áreas residenciais."

21/10/2010 - Novo aterro sanitário causa violentos confrontos em Nápoles

“Manifestantes atiraram rojões e pedras e queimaram um carro da polícia durante violentos confrontos em Nápoles na madrugada de hoje por causa da criação de um novo aterro sanitário na cidade.”

22/10/2010 - Empresário mostra funcionamento do aterro que vem gerando polêmica

“Os montes de lixo espalhados por um vasto terreno que fica um nível abaixo da Estrada Geral do Gaspar Alto contrastam com o verde que embeleza a distante localidade do interior de Gaspar."

"Apesar da aparência negativa, que vem gerando polêmica entre os moradores do bairro, o depósito funciona dentro das exigências legais e é um empreendimento do empresário Sergio Theiss, que a partir do depósito espera fazer outros grandes investimentos que segundo ele trarão desenvolvimento para a pequena localidade.”

26/10/2010 - Moradores do Anaia Pequeno, em SG, não querem aterro sanitário na região

“Projeto prevê a criação de um depósito de lixo no bairro gonçalense. População é contra. No espaço escolhido, existiriam algumas espécies raras de árvores e três nascentes de água”

26/10/2010 - Moradores de Mandirituba se reúnem hoje no Ministério Público do Paraná para avaliar as licenças do aterro sanitário da empresa Cavo

"Acontece que os moradores do bairro Mandirituba, motivados nas experiências dos seus vizinhos moradores da Caximba, que recentemente obtiveram sucesso no fechamento do aterro sanitário municipal de titularidade da prefeitura de Curitiba, retomaram a mobilização popular, que iniciaram o ano passado, para enfrentar o aterro sanitário da empresa Cavo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário