segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dez Perguntas que você deve fazer antes de contratar um Aterro.

O Monitor de Aterros finaliza seu primeiro mês de vida e já alcançou alguns bons resultados ultrapassando a marca de 200 visitas sendo algumas de Hong Kong, Estados Unidos, Israel e Portugal.

Já deu para se ter uma ideia do que significa destinar resíduos em um aterro. E olha que é só o começo! Faltam muitas histórias para contar no futuro e esperamos, em breve, a participação de todos aqueles que se interessam com o futuro do mundo.

Enquanto isso, elaboramos 10 perguntas básicas que se deve fazer antes de destinar resíduos à um aterro. São bem simples e com certeza fazem a gente pensar a respeito desta destinação.

1) Será que eu gostaria de morar perto de um Aterro? Então, porque vou mandar meu resíduo para perto da casa de alguém?

2) Existe alternativa ambientalmente mais correta para destinar meus resíduos? 

3) Afinal de contas: Aterro é ou não é destinação final?

4) Quem é que paga a conta quando o Aterro chegar ao fim e tudo começar a vazar daqui uns 30 anos?

5) Quem dura mais: a impermeabilização ou os Resíduos?

6) E se alguém se mudar pra cima do aterro? É verdade que o Aterro pode um dia virar outro empreendimento? Quem garante que este empreendimento vai cuidar do solo?

7) O que acontece com os metais pesados ao longo do tempo? Eles vão desaparecer ou acumular dentro do aterro?

8) O que acontece com o mercúrio das lâmpadas fluorescentes dentro de um caminhão de lixo? É verdade que uma parte deste mercúrio volatiliza-se antes de chegar no aterro?

9) Quem é realmente responsável pelo resíduo? Será que se houver alguma contaminação com meu resíduo, a empresa vai conseguir arcar com todo o custo da remediação? O aterro Mantovani vai custar perto de 1 bilhão de reais para recuperar a área e descontaminar o lençol freático. Será que a empresa que gerencia o aterro tem um caixa para pagar a remediação ou não fez a conta incluindo esta última despesa? 

10)  O aterro que vou destinar meus resíduos aproveita o gás metano de que forma? Não seria melhor usar o lixo como combustível ao invés de apenas utilizar o gás da decomposição da matéria orgânica? Afinal de contas, metano e gás carbônico são gases estufa, não são?

Nenhum comentário:

Postar um comentário